O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O olhar do cinema sob a realidade da agricultura familiar


   Como parte da programação cultural da Agro Centro-Oeste familiar será realizada uma atividade voltada especialmente para os agricultores e agricultoras familiares do evento: A agricultura familiar no cinema.
   No dia 13 de junho, às 19:30, no Cine UFG, no câmpus 2, serão exibidos filmes com a temática voltada para a vida e o modo de ser e ver o mundo rural. Os filmes que serão exibidos têm sua temática centrada nas questões da terra.
   O documentário Mulheres da Terra, de Márcia Paraíso, produzido pela Plural Filmes, aborda a temática do trabalho de camponesas de Santa Catarina com a preservação das sementes crioulas. Para Márcia “é exatamente a partir deste ponto que elas se lançam num desafio: trabalhar para que as sementes “crioulas” sejam preservadas. Elas respeitam as sementes crioulas como patrimônio da humanidade, por isso entendem que preservá-las é sentir também a energia de uma história guardada há milênios por agricultores familiares, quilombolas e indígenas”, enfatiza.

   Esta íntima relação tem como horizonte do futuro da agricultura e da alimentação no mundo. Mulheres da Terra conta a história de vida de algumas mulheres camponesas e sua vivência no interior dos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos. Nestes espaços sociais encontra-se a preocupação universal com o futuro do planeta. Em histórias de mulheres que, com suas mãos, cuidam da terra e são cuidadas por ela a feminilidade desta relação também é destaque no documentário.
   O desafio de soltar a voz, de ser personagem de sua história desvendando o sonho de um futuro que garanta a biodiversidade também é contemplado no filme. Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem o Projeto de Sementes Crioulas como um de seus pilares de luta.

   A poesia pelo olhar do camponês
    “Ozorinho, o Poeta da Imagem” é um curta metragem que fará parte da noite da agricultura familiar no cinema. Produzido por Cássia Queiroz o curta conta a história de Ozorinho, um senhor de 73 anos que conhece a câmera digital e há 10 anos registra o patrinômio material e imaterial de Serranópolis, transformando a história da cidade e de seus moradores em filme.
   A cineasta Cássia Queiroz apresenta um currículo rico com outras produções como a direção e produção executiva dos domentários "Pedro Fundamental", "Iza Costa", "Monumento às Nações Indígenas - Siron Franco", direção PX Silveira, entre outros.
   A vida da família do senhor Geraldo, morador de Pirenópolis, interior de Goiás, é mostrada no curta metragem de Fernando Bola, produção da Confraria do Curta.
   O documentário “A Horta do seu Geraldo” conta a história de um um garimpeiro que decidiu voltar às origens e cultivar a terra, como seus antepassados.
   Na busca pessoal por reunir sua família, prover o seu sustento e produzir de forma a respeitar a natureza Seu Geraldo se apresenta no documentário trazendo a realidade de uma família, que unida, busca sua sobrevivência e a do planeta por meio do cultivo da agroecologia.
   A Horta do seu Geraldo retrata a união de pessoas tão diferentes, até de outros países, na busca pela sabedoria por meio do cultivo e respeito a terra. As falas dos entrevistados mostra como é possível reunir pessoas na busca de um propósito de valorização e respeito ao cultivo de forma saudável, sem o uso de agrotóxicos.
   Após a apresentação dos filmes será realizada uma roda de prosa a respeito das produções apresentadas e como elas retratam a realidade da vida rural. Farão parte da mesa a cineasta Cássia Queiroz, a gestora do Cecane UFG/Centro-Oeste e professora da Fanut, Veruska Prado e a assessora de comunicação do Cecane, Lídia Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário