O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cecane tem participação efetiva da Agro Centro-Oeste Familiar 2012


Júlia Peres - Cecane UFG/Centro-Oeste

   Entre os dias 13 a 16 de junho foi realizada, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás, a Agro Centro- Oeste Familiar 2012. O evento foi marcado pela presença de cooperativas e associações de agricultores familiares, organizações representativas da agricultura familiar, estudantes, professores e parceiros como o Cecane.
   O segundo dia (14) foi marcado pelo início dos seminários com temas-chave sobre o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado de Goiás. Na sala 4 do Centro de Cultura e Eventos, aconteceu o seminário Agroindústria Familiar: Garantia de qualidade dos alimentos. Os temas em discussão foram mediados por Iva Ana Resende, membro da cooperativa APROBOM Nazário. O objetivo era a aproximação dos órgãos de fiscalização sanitária com os empreendimentos da agricultura familiar. Três cooperativas expuseram suas realidades de trabalho, falando sobre a importância das parcerias como as obtidas por meio do Cecane e pelo Sebrae. As agricultoras enfatizaram a relevância da legitimação diante de órgãos fiscalizadores. Participaram também representantes do Incra, da Agro Defesa, do MDA, da Vigilância Sanitária e do MAPA.


   Já no dia 15, no auditório do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) foi realizado o seminário “Normas sanitárias e os produtos da agricultura familiar: experiências e desafios para a alimentação escolar”. Em um primeiro momento Veruska Prado, professora da Faculdade de Nutrição da UFG e coordenadora do Cecane, apresentou um relato do seminário do dia 14, em que corroborou a necessidade de se ter uma legislação especifica para a agricultura familiar. Foram abordados o entraves em termos de custos para o atendimento da atual legislação, foi decidido que no mês de agosto acontecerá um seminário goiano para discussão do tema. Posteriormente, iniciou-se as apresentações e debates a cerca da sensibilização dos gestores municipais sobre a importância de criação e implementação de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que atenda os agricultores familiares do Estado de Goiás.
   A programação da Agro Centro-Oeste ofereceu também cursos, como o de Qualidade no cardápio da alimentação escolar: por meio de alimentos da agricultura familiar. Participaram membros do Cecane, alunos da Faculdade de Nutrição da UFG e nutricionistas, que falaram sobre os desafios na qualidade nutricional e sensorial, da realidade da alimentação escolar em escolas públicas de Goiânia e realizaram uma dinâmica de elaboração de cardápios com o público presente.

   Atendimento individualizado
   Entre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo Cecane durante a Agro Centro-Oeste Familiar a equipe realizou assessoramento técnico para os gestores das escolas públicas que buscaram o atendimento da equipe do projeto.
   Outra importante atividade realizada pelo Cecane foi o seminário “A produção e comercialização de alimentos em comunidades tradicionais quilombolas no estado de Goiás”, voltado para a discussão da realidade das comunidades Quilombolas do Estado atendidas pelo Cecane.
   “A nutrição e a agricultura familiar: parceria que veio para ficar” foi outra atividade desenvolvida que teve como objetivo promover um debate sobre a inclusão dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.
   Além dos debates, seminários, congresso acadêmico e mostra tecnológica a Feira contou com a presença de atrações culturais como Orquestras de Violeiros, Congada, Folia de Reis e as Fiandeiras de Hidrolândia. Além de uma atividade no Cine UFG, idealizada por membros do Cecane, que levou os agricultores familiares a uma noite de entretenimento com documentários com temáticas centradas na questão da terra.
  O Cecane teve uma participação efetiva e importante no fomento das discussões realizadas durante o evento. A agricultura familiar e sua importância, participação e necessidades para a merenda escolar foram temas pautados em todas as atividades desenvolvidas pelo Cecane nos quatro dias de evento realizado em Goiânia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário