O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 5 de junho de 2012

Agricultores familiares exibem seu potencial na Agro Centro-Oeste

Feira livre e seminários, entre outras atividades, fazem parte da programação. A abertura acontece no dia 13/6, às 13h, com a Orquestra de Violeiros de Nazário

   A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Isso quer dizer que boa parte da qualidade e da diversidade dos produtos que chegam à nossa mesa é resultado do trabalho e da resistência dos pequenos produtores. É por isso que a Agro Centro-Oeste, tradicional feira da região, em 2012, é “Familiar”. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com cooperativas de agricultores, sindicatos rurais, movimentos sociais, instituições públicas e demais entidades que promovem o desenvolvimento agrário da região.



   A Agro Centro-Oeste Familiar será realizada entre os dias 13 e 16 de junho, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia. A programação começará às 13h da quarta-feira (13/6), com a apresentação da Orquestra dos Violeiros do município de Nazário. Em seguida, às 14h, uma mesa de abertura dará as boas vindas aos participantes. Farão parte deste momento inicial o reitor da UFG Edward Madureira Brasil, o diretor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) Juarez Patrício de Oliveira Júnior, além de representantes das instituições parceiras do evento.
   A expectativa é que duas mil pessoas visitem o local a cada dia do evento. Fazem parte do grande público da Agro Centro-Oeste Familiar trabalhadores do campo, produtores rurais, técnicos agrícolas, professores, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias e áreas afins, comerciantes e consumidores. No interior do estado, haverá caravanas saindo de diversos municípios, tais como Silvânia, Nazário, Palmeiras, Hidrolândia e Itaberaí. Até o dia 16, sábado, a feira funcionará das 8h30 às 19h30.
   A programação da Agro Centro-Oeste Familiar será bastante diversificada e contará com exposição de alimentos e artesanato de 40 grupos de agricultores do estado. Seminários, cursos, divulgação científica, mostra tecnológica, atrações culturais e serviços para a comunidade também compõem as atividades (veja mais em www.agro.ufg.br/agrocentro).
  Para comerciantes e para o público consumidor da Grande Goiânia, a Agro Centro-Oeste Familiar demonstrará o melhor da produção da agricultura familiar do estado: frutas de Itapuranga, horticultura orgânica de Silvânia, derivados do mel de Jataí, peixes de Uruaçu etc. Já para agricultores e profissionais, o evento representará a possibilidade de construção de um espaço comum de debate e encaminhamento de questões referentes às condições de trabalho e produção no campo.
Fonte: Ascom UFG
Por Patrícia da Veiga

Foto: Weber Félix




Nenhum comentário:

Postar um comentário