O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2012

   O que é o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar?
   Foi criado em 2004 com o objetivo de  avaliar, selecionar e, principalmente, dar visibilidade a boas práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar também conhecido por programa de merenda escolar. O objetivo da metodologia de avaliação é identificar exemplos criativos e inovadores da gestão do PNAE para que por meio de divulgação ampla outras prefeituras possam adotar essas práticas e aprimorar seus sistemas de administração.
   Por que o Prêmio é necessário?
   Para que se conheçam as práticas que vêm sendo adotadas nos municípios.
Os exemplos de práticas que deram certo, muitas vezes simples e criativas, podem ajudar a solucionar problemas de outros municípios e com isso gerar um movimento virtuoso em relação de gestão eficiente do programa de merenda escolar.
   O Prêmio também é uma estratégia importante para a valorização das boas administrações públicas na área de alimentação escolar.



   Qual é a metodologia da premiação?
   O primeiro passo é o de convidar todas as prefeituras brasileiras a participar da premiação. Todas as prefeituras brasileiras podem participar!
   Depois, é só preencher o formulário de inscrição o que pode ser feito em papel ou via Internet.  Nesse momento é que o município a prefeitura tem a oportunidade de informar o que acontece em sua cidade, fornecendo dados detalhados sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
  O processo de avaliação dura cerca de 5 meses para ser concluído e envolve várias etapas e muita gente!  Primeiro há o trabalho de sistematização das informações enviadas, depois a avaliação quantitativa seguida da avaliação análise qualitativa das experiências apresentadas; as cidades mais bem avaliadas recebem uma visita técnicas, in loco, para a checagem definitiva das práticas.
   Uma comissão julgadora composta por especialistas e professores das áreas de nutrição, educação, administração pública, políticas públicas, economia e desenvolvimento local acompanha e delibera sobre todo o processo.
  Desse trabalho sai a lista dos municípios premiados.  Para ser premiada, a prefeitura tem que cumprir todos os requisitos necessários para uma boa administração. Mas deve ir além!
  Por fim, acontece a cerimônia de premiação.
  Muita gente importante participa dessa festa.  Sua cidade não pode ficar de fora.
  Fique atento: inscrições em maio!!!!
Fonte: Planeta Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário