O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Goiânia, 2 de maio de 2012.

Nota de esclarecimento

  O projeto de pesquisa e extensão CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (CECANE UFG), desenvolve ações voltadas para a qualificação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos estados de Goiás, desde o ano de 2008, e mais recentemente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É um projeto da UFG realizado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem caráter de assessorar e apoiar os gestores municipais e estaduais do PNAE, além de conselheiros de alimentação escolar, no tocante a Lei 11.947/2009 e resolução CD/FNDE nº 38/2009.
   Nas diferentes ações desenvolvidas a equipe do CECANE UFG é constantemente convidada para fomentar notícias nos meios de comunicação e, sempre que possível, tem atendido a estas solicitações. Entretanto faz-se necessário declarar que tais informações, quando passadas, têm o intuito de informar toda a sociedade sobre o PNAE e em momento algum busca expor a gestão dos municípios visitados pela equipe do projeto.

   Recentemente em decorrência das ações do projeto de pesquisa “Apoio técnico à execução do PNAE” foi publicada uma notícia na internet abordando o papel do CECANE de forma distorcida. Informo que este projeto não tem caráter fiscalizador, vistoriador e nem punitivo. Nossa atuação nos estados e municípios é pautada pelo diálogo e pela parceria, sendo todas as ações devidamente documentadas e comunicadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Durante as visitas aos municípios para que os procedimentos de coleta de dados da pesquisa ocorram em conformidade com o planejado, a equipe aplica questionários e ao final do dia realiza atividades de orientação tendo como foco a qualificação do PNAE.
   Apoiamos a divulgação de aspectos que devem ser melhorados na execução do PNAE, entretanto, desde que o faça diante das informações verídicas e sérias. A notícia publicada foca num aspecto sensacionalista e cita o CECANE como fonte de informação. Contudo, não fomos procurados pelo veículo que publicou a notícia e nem entrevistados. Diante deste fato informações incorretas foram publicadas sem consultar a fonte principal, no caso o Cecane.
   Ressalto que toda a equipe do projeto está disponível para esclarecer aos estados e municípios participantes os objetivos das ações realizadas bem como o destino de cada não conformidade encontrada. Informo ainda que primamos por destacar as gestões do PNAE que tem atuado de forma adequada perante o cumprimento da Lei 11.947/2009, tornando assim este processo de qualificação do PNAE mais humano e ético.

Atenciosamente,

Veruska Prado Alexandre
Professora FANUT-UFG
Coordenadora de Gestão do CECANE UFG/ Centro-Oeste



Um comentário:

  1. Triste como se gasta o dinheiro da merenda com ações de pouca eficácia e muita fachada, quanto dinheiro que se perde no caminho....

    ResponderExcluir