O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cecane UFG apresentará trabalhos no World Nutrition 2012

   Integrantes do Cecane UFG/Centro-Oeste participarão do World Nutrition Rio 2012, um dos principais congressos de alimentação em saúde coletiva. O evento será realizado de 27 a 30 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

   O tema geral do Congresso este ano é “Nutrição Mundial: Conhecimento, Política e Ação”, que visa analisar as políticas e os programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo.


   Serão apresentados vários trabalhos ligados as pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Cecane UFG/Centro-Oeste. Entre eles: “Políticas relacionadas à alimentação escolar: percepção das merendeiras”; “Educação alimentar e nutricional no contexto do programa nacional de alimentação escolar em escolas de municípios goianos”. Esse artigo decorre do projeto “Diagnósticos das ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas em escolas públicas de municípios goianos”.
   Além destes, outros trabalhos também farão parte da programação do evento entre eles “Segurança alimentar e nutricional em comunidades de escolares Quilombolas de Goiás: um relato de experiência”, artigo proveniente da experiência do projeto Alimentação, saúde e qualidade de vida de escolares Quilombolas de Goiás, que está em andamento no Cecane UFG/Centro-Oeste.
   Outro artigo produzido pela equipe aborda os “Desafios do Conselho de alimentação escolar quanto a sua capacidade de atuação no Programa Nacional de Alimentação Escolar.”
   Mais três trabalhos, provenientes do produto nacional, encerrado em 2011, “Monitoramento dos municípios que recebem parcelas acumuladas por suspensão de recursos do PNAE”, serão apresentados pela equipe do Cecane. São eles: “Monitoramento dos municípios que recebem parcelas acumuladas por suspensão de recursos do PNAE”, “Atuação dos atores no PNAE nos municípios monitorados pelo Cecane UFG” e também “Interação positiva entre instituição de ensino superior e o Programa Nacional de Alimentação Escolar durante a execução do monitoramento de municípios.”
   Além das apresentações dos trabalhos a equipe do Cecane UFG/Centro-Oeste participará da reunião nacional dos Cecanes e FNDE. Os professores que integram a equipe do Cecane, ligados à Fanut participarão de avaliações de trabalhos e coordenação de mesas.

   Discussões
   O World Nutrition Rio 2012 abordará os desafios contemporâneos na área de alimentação e nutrição em saúde coletiva. Por meio de debates e apresentação dos trabalhos e resultados de pesquisas os participantes do evento promoverão discussões sobre as experiências e pesquisas relacionadas à área.
   Estarão reunidos profissionais da área, ativistas, gestores e acadêmicos que promoverão discussões a respeito dos caminhos para a promoção de uma alimentação e nutrição de melhor qualidade em saúde coletiva.
   Para desenvolver debates e apontar caminhos o congresso será focado em seis áreas: Sistemas alimentares justos e com diversidade alimentar, Políticas de alimentação e nutrição, Meio ambiente e segurança alimentar e nutricional para todos, Determinantes e ameaças à saúde, Estratégias e intervenções de sucesso e Natureza e Fortalecimento da nutrição em saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário