O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 10 de abril de 2012

Audiência pública discute uso abusivo de agrotóxicos em Goiás

   O Cecane/UFG Centro-Oeste, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás e Região Centro-Oeste, por meio do Fórum Goiano sobre Agrotóxicos, realiza hoje, 11 de abril, das 13:00 às 17:00, no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, sua primeira Audiência Pública sobre o uso de Agrotóxicos em Goiás.

   O objetivo é debater o uso indiscriminado de agrotóxicos em Goiás, sua relação com a saúde do consumidor, do trabalhador rural e suas interferências no meio ambiente.
   Serão apresentados dados de contaminação, evidenciados por meio de análises bioquímicas, realizadas em Goiânia, tanto de contaminação da água quanto de alimentos.

   Durante o evento serão apresentados também relatos de casos de intoxicação, principalmente por manipulação e exposição aos pesticidas.
   A enfermeira do Trabalho, sanitarista e toxicologista, Hebe Macedo, diretora do Cerest, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, fará uma palestra sobre Agrotóxicos e suas consequências para a saúde humana.
   Logo depois Márcia Regina Dias, coordenadora regional do PARA, Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Goiás, abordará os resultados obtidos no Estado.
   Esta audiência pública produzirá uma carta da sociedade à Câmara Municipal de Goiânia na qual serão detalhados os riscos ao meio ambiente, a saúde do produtor rural e do consumidor, o uso abusivo dos agrotóxicos em Goiânia além dos dados alarmantes de intoxicação por pesticidas em Goiás. Este documento constará de exigências de ações efetivas a serem cobradas pelos vereadores dos órgãos responsáveis em Goiás pela fiscalização do uso de agrotóxicos.
   Entidades integrantes do Fórum Goiano sobre Agrotóxicos: Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia (VISA - Goiânia), CREA-GO, União dos Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (UNIAP/GO), Vigiquim (ANVISA), Sindicato de Nutricionistas no Estado de Goiás - SINEG , Cia de Teatral Zumbi dos Palmares, CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).
PARA
   O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) é coordenado pela ANVISA e executado pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Realiza avaliações dos níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos hortifrutícolas in natura, visando a segurança alimentar, evitando-se assim, possíveis agravos à saúde da população.
   Em 2010 foram coletadas no comércio varejista de alimentos de Goiânia, de Aparecida de Goiânia e de Anápolis, 100 amostras de alimentos nas quais se constatou que 70% foram satisfatórias e 30% insatisfatórias. Os resultados insatisfatórios das análises ficaram assim distribuídos: 100% dos pimentões, 66% dos abacaxis, 60% dos morangos, 50% dos pepinos, 50% das cenouras, 33% das alfaces, 33% dos mamões, 33% das couves, 20% das laranjas, 17% dos feijões e 17% dos repolhos. Dos resultados insatisfatórios 73% foram pela presença de agrotóxicos não autorizados para a cultura, 17% foram por agrotóxicos não autorizados para a cultura e por agrotóxicos acima do limite máximo permitido e 10% foram pela presença de agrotóxicos acima do limite máximo permitido.
   Em algumas amostras de pimentão e de morango, foram encontrados até sete tipos diferentes de agrotóxicos e em amostras de couve e de alface foram encontrados seis tipos diferentes de agrotóxicos. Este fato demonstra a falta de informação do produtor no que se refere à utilização do agrotóxico específico para combater a praga.
   Os resultados obtidos no ano de 2010 são preocupantes para a saúde pública, pois se sabe que os agrotóxicos provocam alterações endocrinológicas, alterações reprodutivas, várias formas de câncer, entre outras patologias.

Data: 11/04/2012.
Local: Câmara Municipal de Goiânia, Auditório Jaime Câmara
Horário: 13:00 às 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário