O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cecane realiza curso de formação em Rio Verde

   Nos dias 19 e 20 de março, membros da equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás e Região Centro-Oeste, CECANE UFG/Centro-Oeste estiveram em Rio Verde, interior de Goiás, para ministrar um curso de formação “Assessoria técnica e operacional quanto à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, voltado para atores sociais que participam da execução do PNAE no município, que tem gestão escolarizada.




   O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o CECANE UFG/Centro-Oeste contou com a participação de aproximadamente 100 atores sociais, dentre estes diretores de escolas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares, representantes da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Economia Solidária e Produtos da Agroecologia de Rio Verde (Coopaf), supervisores de merenda, nutricionista responsável técnico, dentre outros.

   Durante os dois dias de evento, as consultoras Natália Ferreira Barbosa, administradora e a nutricionista Simoni Urbano da Silva abordaram temas diversos, como panorama e organização do PNAE, compras públicas e prestação de contas, segurança alimentar e nutricional e cardápios saudáveis, atuação do conselho de alimentação escolar e a inserção da agricultura familiar na alimentação escolar.
   Para Simoni Urbano a realização do evento é importante para a melhoria da execução do PNAE no município, pois o Cecane tem papel fundamental na formação dos atores sociais envolvidos com a alimentação escolar em todos os seus âmbitos de atuação. “Ações como esta são imprescindíveis para que o direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional sejam garantidos aos estudantes das escolas públicas de nossa região", analisa a nutricionista.
   Os gestores das escolas esclareceram suas dúvidas quanto a execução do PNAE. Além disso, apresentaram suas experiências na gestão da alimentação escolar.
   A Coopaf, por meio de seus cooperados, divulgou informações sobre sua produção e relatou as melhorias encontradas após a associação a cooperativa, criada com vistas a atender as escolas da região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário