O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

Cecane participa de Conferência de Ater em Itapuranga

      O Cecane UFG/Centro-Oeste, participou, como uma das entidades promotoras, da 1ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ater, em Itapuranga, no Vale do Rio Vermelho, no último dia 24 de fevereiro.
      O evento, realizado no auditório da câmara de vereadores, reuniu cerca de 170 pessoas, entre agricultores familiares, representantes sindicais, cooperativas e associações de agricultores da região do Vale do Rio Vermelho.



       Entre os objetivos das conferências de Ater, que estão sendo realizadas em várias cidades do Estado, está a promoção do debate sobre o desenvolvimento de políticas públicas eficientes para o setor público agrícola, voltado para assistência técnica e extensão rural. Além de propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pronater e fomentar a implantação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pnater.

      Propostas
     Os participantes da Conferência de Itapuranga debateram temas sobre a Ater para desenvolver propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, a qual será realizada em Goiânia de 13 a 15 de março. Os eixos temáticos analisados pelos grupos durante a Conferência foram: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e as políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater - abordagens de Extensão Rural.
      Ao final do evento as propostas apresentadas foram submetidas a votação do plenário. Item a item todos participaram da análise das proposições do documento final da Conferência.
Foram escolhidos, por votação, os delegados que representarão o Território do Vale do Rio Vermelho na Conferência Estadual.
      A Conferência contou com a efetiva participação dos presentes, discussões sobre a realidade vivenciada pelos agricultores familiares, as dificuldades e necessidades de políticas públicas de assistência técnica, além da apresentação das reivindicações dos agricultores do Território do Vale do Rio Vermelho fizeram parte da pauta do dia.

       Propostas do Cecane
      Entre os objetivos da participação do Cecane nas conferências de Ater está o fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária. O Cecane busca estimular os agricultores familiares a acessar como mercado o PNAE, Plano Nacional de Alimentação Escolar, agregando valor e renda a produção, permitindo, dessa forma, o acesso a serviços como saúde, educação e informação. “A melhor qualidade de vida, obtida pelo aumento da renda da família, é a diminuição do êxodo rural incluindo o jovem em todo o processo de produção, desde o plantio a comercialização e gestão, possibilitando a continuidade do trabalho na terra”, analisa Veruska Prado, coordenadora de gestão do Cecane.
      Além disso, as ações do Cecane visam dinamizar a economia da agricultura familiar, tendo como estratégia a organização coletiva em cooperativas e associações, facilitando o fornecimento ao PNAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário