O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quinta-feira, 29 de março de 2012

Agricultura familiar é o foco da Agro Centro-Oeste em 2012

   A Agro Centro-Oeste, tradicional feira de agricultura da região, está de volta. Em 2012, com o adjetivo “Familiar” acrescido a seu nome, destaca a importância das famílias agricultoras (tradicionais e assentadas) para a segurança alimentar do país e para a geração de emprego e renda em Goiás. O evento será realizado entre os dias 13 e 16 de junho, no Câmpus Samambaia (câmpus 2 da UFG).

   As estruturas da feira Agro Centro-Oeste Familiar serão montadas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, local preparado para receber cerca de 12 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. A programação será composta por feira de produtos artesanais e alimentícios, seminários, debates, apresentação de projetos de pesquisa, exposição de insumos agrícolas de baixo custo, além de cursos e apresentações culturais. Haverá ainda inclusão de atividades voltadas para o público urbano, especialmente a população que reside nas proximidades do Câmpus Samambaia.
   As caravanas de agricultores e agricultoras virão de várias partes do estado. Os estandes e as bancas da feira livre estarão repletos de produtos beneficiados, embalados ou mesmo in natura, vindos diretamente das cooperativas do interior de Goiás. Vale destacar o açafrão de Mara Rosa, o doce de pimenta de Nazário, o artesanato de Goiás, a rapadurinha de Araguapaz, as polpas de frutas de Itapuranga, o iogurte de Silvânia, entre outras “iguarias”.
   Novidade na Agro Centro-Oeste Familiar é a valorização de debates e seminários, considerados importantes para problematizar a rotina produtiva do pequeno produtor, bem como sua relação com a assistência técnica. Para tanto, têm sido organizados encontros preparatórios, a fim de que a EA/UFG e seu público definam as questões de seu interesse. Os cursos de capacitação e aperfeiçoamento também constam da agenda da feira, porém, atendendo ao pedido dos próprios produtores rurais, recebem menor enfoque do que nas edições anteriores.
   Desde o segundo semestre de 2011, uma equipe multidisciplinar preocupa-se em envolver atores sociais dos mais diversos segmentos no processo de organização da Agro Centro-Oeste Familiar. Foram convidados a colaborar com o evento 17 cooperativas de agricultores familiares. A feira tem sido pensada também por professores, estudantes, técnicos agrícolas, representantes de movimentos sociais e entidades que contribuem com o desenvolvimento da agricultura em Goiás.
   Parceria – A organização da feira Agro Centro-Oeste Familiar tem sido feita com muito esforço coletivo. Apoiam e são parceiras do evento as seguintes instituições: Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Prefeitura Municipal de Goiânia; Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (Cecane); Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf).
   Trajetória – A Agro Centro-Oeste é promovida desde 2000 pela Escola de Agronomia da UFG e instituições parceiras. Inicialmente registrado como um projeto de extensão, o evento apresentou-se como uma oportunidade para a difusão de conhecimentos técnico-científicos e para a apresentação de empreendimentos tecnológicos, visando ao aperfeiçoamento da “agricultura moderna” em Goiás. Na ocasião, também foi objetivo da feira a tentativa de inserção do agricultor familiar na estrutura do agronegócio.
   A partir de 2005, os organizadores do evento dirigiram sua atenção para a agricultura familiar, estabelecendo como prioridade a formação, a orientação técnica e a tentativa de impulsionar a produção organizada entre os pequenos produtores. A Agro Centro-Oeste seguiu anualmente até 2008. Em 2012, o evento será retomado com uma adjetivação que reforça tanto o êxito da feira em suas edições anteriores quanto o compromisso da UFG com um grupo que é amplo, tem potencial produtivo, mas que necessita de espaços de afirmação e diálogo.
   A importância da agricultura familiar – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em Goiás, há 88,4 mil estabelecimentos rurais familiares, ocupando cerca de 3,3 mil hectares. A economia goiana depende, em grande medida, dessas famílias agricultoras, tendo em vista que elas produzem, por ano, 46 mil toneladas de mandioca, 51 mil toneladas de arroz, 886 mil litros de leite, entre outros produtos. A renda gerada por esse grupo, conforme o IBGE, é de R$ 1 bilhão, distribuídos entre a criação de animais de grande porte (bovinos), o cultivo de grãos e a horticultura. Além disso, há a estimativa de que os estabelecimentos rurais familiares empreguem mais de 200 mil pessoas.
   Serviço
   Evento: Agro Centro-Oeste Familiar
   Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal –
   Câmpus Samambaia – Universidade Federal de Goiás – Goiânia/GO.
   Data: 13 a 16 de junho de 2012
   Público: Famílias agricultoras da região Centro-Oeste, estudantes, professores, técnicos agrícolas e demais interessados.
   A feira na rede: www.agro.ufg.br/agrocentro
   Twitter: @agrofamiliar
   Facebook: Agro Centro-Oeste Familiar

Um comentário: