O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Já ouviu falar sobre o Programa de Alimentação Mudial?

O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO MUNDIAL (PAM)
     

      O PAM é a maior agência humanitária mundial, e ajuda pessoas pobres com carências alimentares em mais de 80 países do mundo. Esse programa é parte do sistema das Nações Unidas, sendo financiado por doações. Tem como parceiros as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) de Alimentação e Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), bem como de outros governos, a própria ONU e as ONGs parceiras.
      Nasceu em 1961, com previsão para entrar em funcionamento em 1963, como um programa experimental de três anos. No entanto, em setembro 1962 diante de um terremoto no Irão, seguido por um furacão na Tailândia e da situação na Argélia, que acabava de se tornar independente, tendo que alojar cinco milhões de retornados, o PAM se responsabilizou pela ajuda alimentar. Desde então, funciona ativamente perseguindo uma visão de mundo em que cada pessoa tenha acesso em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável, atendendo:
• As vítimas de desastres naturais ou causados pelo homem;
• Os 800 milhões de pobres e esfomeados do mundo cativos na desolação da pobreza e da má nutrição;
• Os habitantes desempregados dos bairros de lata, os agricultores sem terra que trabalham nas propriedades alheias, que são órfãos de pais com AIDS e dos doentes que necessitam de mais e melhores alimentos para sobreviverem.
OBJETIVOS DO PAM
      O PAM continuará nos próximos anos a utilizar a ajuda alimentar para apoiar o desenvolvimento econômico e social, atendendo aos refugiados e as outras necessidades alimentares de emergência, e prestando apoio logístico, além de promover a segurança alimentar mundial, de acordo com as recomendações da ONU e da FAO. São objetivos até 2013:
1. Salvar vidas e proteger os meios de subsistência em caso de emergência;
2. Prevenir a fome aguda e investir na preparação para desatres e medidas para atenuá-los;
3. Retaurar e reconstruir vidas e meios de subsistência no pós-conflito, pós-desastre ou de transição de situações;
4. Reduzir a fome crônica e a desnutrição;
5. Fortalecer a capacidade dos países para reduzir a fome, inclusive através da afirmação de estratégias e locais de compra.

GESTÃO DO PAM
      O PAM é, desde 1996, governado pela direção executiva, constituída por 36 estados membros. O Diretor Executivo, nomeado conjuntamente pelo Secretário Geral da ONU e pelo Diretor Geral da FAO para mandatos de cinco anos. Josette Sheeran tornou-se Diretora Executiva no princípio em 2007. O Diretor Executivo é assistido por quatro vice-diretores: Sheila Sisulu, Jean-Jacques Graisse, John Powell e Susana Malcorra.

O PAM E A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
      Um dos meios pelos quais o PAM pretende atender a essas metas é através da distribuição de refeições na escola, geralmente não há comida suficiente em casa e a maioria das escolas em países em desenvolvimento não têm cantinas ou lanchonetes. Assim, a merenda escolar apresenta-se como uma boa maneira de canalizar a nutrição vital para as crianças pobres, melhorando a concentração nas aulas.
      Em países onde a frequencia escolar é baixa, a promessa de pelo menos uma refeição nutritiva aumenta a matricula e promove uma frequencia regular. Nas regiões mais pobres do mundo, um programa de alimentação escolar pode dobrar as matrículas no ensino primário em um ano. Dessa forma, pais são motivados a enviar seus filhos a escola em vez de mantê-los em casa para trabalhar ou cuidar dos irmãos. Entre os principais beneficiários estão as meninas, que de outra forma não teriam a oportunidade de aprender.

O PAM E OS OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO PARA O MILÊNIO (ODM)
      Observando os Objetivos de Desenvolimento para o Milênio (ODM), o PAM atende claramente ao primeiro deles “Erradicar a pobreza extrema e a fome”. Mas contribui, também, para o segundo ODM “Atingir o ensino básico universal”, por meio dos projeto de refeições nas escolas, incentivando os pais a manter os filhos na escola.
      O PAM com a assistência alimentar pode, ainda, desempenhar um papel importante na reunião de outros cinco dos oito ODM: o empoderamento das mulheres, reduzir a mortalidade infantil e materna, melhoria da saúde materna, combate à AIDS e garantir a sustentabilidade ambiental.

O PAM EM NÚMEROS EM 2010
      O PAM entregou 4,6 milhões de toneladas em assistência alimentar para 109,2 milhões de pessoas em 75 países.
      Beneficiados:
• 89 milhões de mulheres e crianças
• 15,4 milhões de pessoas deslocadas internamente
• 2,1 milhões de refugiados
• 51,2% de beneficiados foram mulheres ou meninas
• 2,7 milhões de mulheres receberam suporte nutricional adicional
• 66,1 milhões de crianças foram assistidas no PAM operações
• 21,1 milhões de alunos receberam refeição na escola e/ou levaram alimentos para casa
• 48,5% de crianças inscritas no programa de refeição na escola eram meninas
• 8,5 milhões de crianças desnutridas receberam um suporte nutricional especial
• 2,5 milhões de pessoas afetadas pelo HIV e AIDS em 41 países receberam PAM suporte
• 2,9 milhões foram assistidos através da caixa e do programa de vale descontos.
• 24,3 milhões de pessoas receberam PAM alimento como um incentivo para construir, participar de treinamentos, reforçarem as resistências aos choques e preservar os meios de subsistência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário